FAQs

Resolução de problemas



O que fazer quando o telemóvel, que adquiri numa loja CTT avariar?

Se conseguir ligar o seu telemóvel, mas este apresentar qualquer tipo de anomalia, deverá realizar primeiro um teste ao cartão, colocando-o noutro telemóvel compatível. Se o mesmo problema ocorrer noutro telemóvel, o problema deverá ser do seu cartão SIM. Consulte “O que fazer quando o cartão não funcionar?”. Se não conseguir ligar o seu telemóvel, deverá tentar perceber se o problema é do telemóvel ou da bateria. Frequentemente problemas com bateria estão relacionados com o carregador, pelo que aconselhamos a experimentar com outro carregador compatível. Depois de perceber qual é a fonte da avaria, aconselhamos a dirigir-se a uma Loja CTT para enviar o equipamento para reparação.





Como posso saber se o meu equipamento está dentro da Garantia?

Os telemóveis e acessórios possuem sempre um período de Garantia que é definido pelo fabricante. Este é considerado a partir da data de venda do equipamento e só poderá ser confirmado através da apresentação do Comprovativo da Compra, devidamente preenchido. São considerados fora das condições de garantia os telemóveis e acessórios que se encontrem nomeadamente nas seguintes condições:

  • tenham ultrapassado o período definido pela Marca para o efeito;
  • apresentem condições impróprias ou uso inadequado, ou seja, manuseamento inábil;
  • utilização imprópria ou mau tratamento (ex: indícios de queda ou vestígios de humidade);
  • demonstrem avarias que não se enquadrem no definido pela Marca;
  • o cliente não tenha como provar a existência da Garantia.




Como enviar o telemóvel para reparar?

Antes de se dirigir a uma Loja CTT para enviar o seu equipamento para reparação, verifique:

  • Se a avaria não resulta de nenhuma ativação involuntária de opções do Menu, avaria de cartão ou acessórios;
  • Se retirou o cartão SIM.

 

Se detetou alguma anomalia no funcionamento do mesmo deve dirigir-se a uma Loja CTT levando o equipamento avariado (sem cartão SIM), acompanhado do documento comprovativo da compra (preferencialmente uma cópia) e do impresso de reparação devidamente preenchido. Caso já não tenha este impresso, requisite na Loja CTT.





A reparação tem custos?

O serviço de reparação não tem qualquer custo para o Cliente, exceto se o seu equipamento já não se encontrar no período ou em condições de garantia.

No caso do seu telemóvel já não se encontrar no período de garantia a utilização deste serviço implica custos de reparação - Mais informações na sua Loja CTT ou ligue Serviço Apoio ao Cliente 707 922 922 (12 cêntimos por minuto do seu cartão).





E se eu quiser trocar o cartão Phone-ix?

Se a embalagem estiver fechada, poderá solicitar a troca do cartão pelo valor que consta no comprovativo de compra ou trocá-lo por outros produtos CTT (totalizando um valor igual ou superior ao que consta na prova de compra). Prazo limite: 30 dias de calendário a partir da data de compra.

Se a embalagem se encontrar aberta, não haverá lugar a qualquer troca.





O que fazer quando o cartão não funcionar?

Em primeiro lugar, verifique se o cartão está corretamente introduzido no telemóvel. Para verificar a possível avaria do cartão SIM, tem 2 opções:

  • Substitua o cartão SIM inserido no seu telemóvel por outro cartão SIM Phone-ix. Se desta forma, a anomalia não persistir confirma-se a avaria do seu cartão;
  • Insira o seu cartão SIM num outro telemóvel Phone-ix ou desbloqueado. Se desta forma, a anomalia persistir confirma-se a avaria do seu cartão.

 

Caso conclua que o seu cartão está danificado, deve solicitar uma 2ª via do cartão através do 1692 (12 cêntimos por minuto na rede Phone-ix). O primeiro pedido de 2ª via não tem custo associado. Se solicitar uma nova via terá um custo de € 5 e será debitado quando ativar o cartão.





O que fazer quando o cartão ficar bloqueado?

O seu cartão ficará bloqueado após três tentativas erradas de introdução do PIN. Utilize o PIN e o PUK para desbloquear seguindo as instruções no visor ou marcando uma das seguintes sequências:

  • Se aparecer no visor “Cartão bloqueado” ou “SIM bloqueado” marcar: **05*PUK*NovoPIN*NovoPIN#
  • Se aparecer no visor “PUK” marcar: PUK (tecla do OK) NovoPIN (tecla do OK) NovoPIN (tecla do OK) ou PUK # Novo PIN # Novo PIN #

     





Como consultar o meu IMEI/Nº de série?

O IMEI é um número de 15 dígitos que identifica o seu telemóvel e que pode ser consultado de 3 formas:

  • Visível na parte posterior do telemóvel após retirar a bateria;
  • Liga *#06#;
  • Consulta o seu comprovativo de compra.

É essencial preencher o campo do IMEI, mesmo que a avaria seja apenas do seu carregador, para efeitos de garantia.